sábado, 16 de outubro de 2010

Bolinhos, pato e coisas mais

Sábado à noite e nós queríamos um bom lugar e uma boa comida para o primeiro post do nosso blog. Decidimos pelo Xícara da Silva por ser um lugar extremamente aconchegante: confortável, luz baixa, decoração criativa. Na nossa opinião, é onde se pode comer a melhor pizza da cidade.
Então fomos ao Xícara e, desde o começo, tudo estava dando muito certo: conseguimos uma vaga ótima e a casa não estava cheia. Sentamos á mesa cheias de expectativas. Decidimos inovar nos pedidos. Optamos por:

Entrada: bolinho de risoto recheado de gorgonzola servido com geléia de pimenta.

Bom, comecemos pelos pontos positivos, ou ponto positivo: o gorgonzola combinou bem com a geléia de pimenta (e ponto.). Tá, com certeza não foi uma boa pedida... quando os bolinhos de risoto chegaram, nos olhamos e lembramos que fritura não está na nossa lista de preferências, principalmente quando o excesso de óleo é visível. É, os nossos bolinhos realmente podiam se mais sequinhos, ficou sinalizado no prato (com óleo) a posição onde estivera cada um. Fora o inconveniente da gordura, houve o agravante da falta de consistência, pois o risoto estava quase com a mesma consistência do gorgonzola derretido. E por falar nele, havia pouco gorgonzola. Enfim, ficamos com a impressão de que substituir as convencionais massas de bolinho por risoto talvez não seja uma boa idéia.

Prato principal: Escondidinho de pato à Paulão

Pato desfiado ao molho de tamarino com jambu acompanhado de purê de macaxeira gratinado.
A combinação dos ingredientes foi muito boa. A combinação do tamarino e do jambu (que inicialmente nos pareceu duvidosa por se tratar de dois sabores muito fortes) deu ao pato um sabor especial. Sem falar no purê de macaxeira que teve uma base crocante e tinha bem pouco sal, nos permitindo apreciar o gosto da macaxeira e do queijo que ele tinha ao topo sem conflitar com os outros sabores. O prato é bem servido (duas pessoas comem bem) e a disposição dos ingredientes lhe confere uma bonita apresentação.
Mas nem tudo foi tão lindo... Primeiro, encontramos um ossinho de uns 5 cm misturado ao pato desfiado e logo depois uma coisa branca que nós não conseguimos identificar (mas que posteriormente o responsável reconheceu como pedaço de gordura de pato). Para fechar com chave de ouro, um pedaço de casca de ovo misturado ao jambu.
Mostramos ao garçom (o Seu Zeca, que por sinal foi a única pessoa que nos pediu desculpas pelo ocorrido). Pedimos a nossa conta e fomos embora completamente frustradas. Pelo menos, não tivemos que pagar pelo escondidinho que escondia “ingredientes surpresa”.
Essa foi a historia do nosso primeiro post. E que as próximas tenham finais mais felizes.

Beatriz e Bárbara

Um comentário:

  1. Mais boa sorte pra vocês nas próximas. Acho que pedir a especialidade da casa é uma boa ideia pra começar com sucesso.
    Ps: A pizza da La pizzeria é pareo duro com a do xícara....

    ResponderExcluir